Quem Somos

DIREÇÃO GERAL:

Marília Barreto
 – Diretora/Fundadora da empresa Terranova.  Professora de Euritmia em Escolas Waldorf desde 1988. Graduada em Psicologia pela UNIP e em Euritmia pela HELICON Hogeschool em Haia, Holanda. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

.

.

DOCENTES PARCEIROS:

Ana Vieira Pereira

Ana Vieira Pereira é portuguesa, mestre e doutora em Literatura Comparada pela USP. Tradutora e professora de literatura, atualmente dedica-se ao ensino e à pesquisa da escrita dentro do âmbito da criação artística, além de dedicar boa parte de seu tempo à própria criação literária. Tem sete filhos e divide-se atualmente entre Botucatu, Araraquara, São Paulo e Porto Alegre, ministrando e aprofundando esse fantástico mundo da escrita criativa.

.

.

Cecília Teixeira

Nasceu em Botucatu em 02 de Novembro de 1953. Começou seus estudos de piano com 5 anos de idade. Dos 7 anos até os 17 anos estudou em Curitiba, cursando o Conservatório de Música Belas Artes, piano, e outras matérias musicais. Cursou a Faculdade de Música em São Paulo Instituto Musical São Paulo, piano, e regência, licenciatura em música. Começou os estudos de Antroposofia no curso dado pelo Lex Boss em 1979 na Clínica Tobias. Estudou Antroposofia e Música no Emerson College,Inglaterra. Começou os estudos de Euritmia no Institut für Waldorf Pedagogig em Witten Annen, Alemanha.Especialização em Euritmia tonal em Nürenberg. Voltou ao Brasil onde deu aulas de Euritmia no Colégio Micael foi co-fundadora do Grupo de Euritmia de São Paulo. Voltou para a Suiça, Dornach, onde fez o curso de Euritmia Terapêutica, com estágio no Hospital em Herdecke, Alemanha. Atualmente trabalha em consultório com a Euritmia Terapêutica, é docente na ELEB (Escola Livre de Estudos Biográficos de São Paulo), no curso de Pedagogia Curativa na Parsifal, é docente no curso de Terapias Integradas no UNESP, dando também aulas de Euritmia na Escola Rudolf Steiner para interessados.

.

Cecilia Tilkian

CeciliaDellAcquaTilkianNascida em São Paulo em 1954. Formada em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Mackenzie e extensão de graduação pela PUC em pedagogia. Lecionou escultura e expressão no espaço nas faculdades de Arquitetura, Artes Plásticas, Comunicação Visual e Desenho Industrial da Universidade Mackenzie. Atuou como artista plástica fazendo exposições individuais e coletivas de pintura e escultura. Conheceu a Antroposofia estudando Teologia e procurando um caminho para a educação dos filhos. Lecionou Artes para o segundo e primeiro graus e no seminário de formação da Escola Rudolf Steiner. Lecionou Artes na escola Travessia. Lecionou Pintura e Modelagem no Mainumby, formação de professores Waldorf pela Monte Azul. Formada em Terapia Artística pela Terarte. Atualmente leciona na Terarte, para o Instituto Olinto Marques de Paulo na rede pública e em atelier particular.

.

Claudio Bertalot

Violoncelista da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu, formou-se em euritmia em 1984 pelo Instituto de Pedagogia Annener Berg, na Alemanha, onde lecionou durante 4 anos. Em 1988 participou da fundação do Grupo de Euritmia de São Paulo, com o qual se apresentou em inúmeras cidades da América do Sul, Estados Unidos e Europa. Participou da Fundação da Formação em Euritmia no Brasil onde é docente responsável até hoje. Foi convidado a lecionar epistemologia no curso de Pos-Graduação da Geografia na USP. Professor docente da especialização em Agricultura Orgânica e Bio-Dinâmica pela UNIUBE.

.

Dino Alloni

Italiano, chegou no Brasil em 1983. Engenheiro, cozinha desde os 13 anos e, na continuação da tradição familiar, ama, pratica e pesquisa os componentes da culinária desde a sua adolescência. Conhece e pesquisa com paixão as tradições e as inovações da cozinha mediterrânea em particular. A partir de 2005 assumiu a cozinha e a arte de cozinhar como a sua própria missão de vida. Desde então cuida da cozinha do retiro Rosa de Nazaré – www.rosadenazare.org.br  – do qual é co-fundador e ministra w.s. de cozinha mediterrânea. Está escrevendo um livro sobre a história e as receitas da cozinha mediterrânea e de sua tradição.

.

Edgard Gouveia Junior

Edgard é arquiteto e urbanista, pesquisador do Instituto TIBÁ – Tecnologia Intuitiva e Bio-arquitetura, Pós-graduado em Jogos Cooperativos, professor da pós-graduação da Universidade Monte Serrat, do YIP – Youth Initiative Program e do MSLS -Master Sustainability Leadership (Suécia), consultor e palestrante internacional nas áreas de protagonismo juvenil, empoderamento molecular e comunitário e Jogos Cooperativos; facilitador do Projeto Cooperação; Co-fundador do Instituto Elos e Guerreiros sem Armas, Designer do Oasis Game e Global Game. Membro das redes internacionais Ashoka Foundation e Berkana Exchange desde 2006.

.

Karla Neves

Professora Waldorf há 20 anos, Karla já atuou com crianças, jovens e na formação de professores, em várias instituições. No ano 2000 foi uma das fundadoras da Moara, escola Waldorf de Brasília. Atualmente é professora de Classe na Escola Waldorf Rudolf Steiner. Com graduação em arquitetura, magistério, Pedagogia Waldorf e matemática, estuda a Antroposofia e seus desdobramentos na área da educação, participando do Grupo de Ciências e do Grupo de Matemática e Geometria da Federação das Escolas Waldorf no Brasil, buscando incentivar em nosso país o aprofundamento na Arte da Educação proposta por Rudolf Steiner.

.

Lorenzo Giuliano Bagini

Geógrafo formado pela USP e professor Waldorf desde 2002, com formação complementar em diversos seminários de Antroposofia e pedagogia Waldorf. Atua também como coordenador em trabalhos de campo com alunos de Ensino Médio. Começou a interessar-se pelo montanhismo e excursionismo na adolescência, adquirindo experiência internacional na área. Após uma viagem de 11 meses pelas Américas, decidiu-se pela geografia. Durante a graduação, coordenou um projeto de pesquisa que revelou a Pedra da Mina como a maior montanha da Serra da Mantiqueira. Nos últimos anos vem desenvolvendo um trabalho de criação de roteiros especiais para ecoturismo e turismo de aventura. É fundador da Sertão Expedições.

.

Lúcia Vernet

Atriz, Arteducadora, residente em Dramaterapia. Co-fundadora da ABRA – Rede Brasileira de Arteducadores. Há 11 anos trabalha coordenando processos de desenvolvimentos pessoais vinculados a Arteducação e ao Teatro. Nesse contexto, já realizou trabalhos em várias regiões do país (RS, SC, MG, RJ, SP, MA, BA PA), bem como Argentina, Chile, Peru, Bósnia & Hezergovínia, Canadá e China. Desde janeiro de 2012 é sócia proprietária e coordenadora da Estação Dançar – Espaço Inclusivo de Arte. Aluna da primeira turma de Formação em Dramaterapia, pela Associação Sagres (Florianópolis, SC). Atualmente trabalha como assistente de Jessica Westerkamp (Holanda) na formação da segunda turma de Dramaterapia. Desde 2011 atende na Clínica Vialis (Florianópolis, SC). Em 2008 concluiu sua formação na Pedagogia Antroposófica. Em 2001 concluiu sua graduação em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina / UDESC.

.

Manfred von Osterroht

Manfred v. Osterroht é agrônomo e fenomenólogo. Formou-se pela ESALQ-USP e fez uma especialização em Agricultura Biodinâmica na fazenda-escola Dottenfelderhof. Desenvolveu o Paisagismo Biodinâmico, unindo as paisagens externas às internas do ser humano. Elaborou a botânica arquetípica e pesquisou os quatro reinos da natureza, especialmente as comunidades vegetais, os biomas e a zoologia evolutiva. Atua no projeto ‘o retorno das árvores’ e realiza cursos de fenomenologia de Goethe em diversos seminários do movimento antroposófico: www.observar.art.br.

.

Marcelo S. Petraglia

Marcelo é músico formado pela ECA-USP, Mestre em Biologia Geral pela UNESP-Botucatu e doutorando em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP. Ampliou sua formação em voz e composição musical no Emerson College (Reino Unido) e na Musikalisch-Plastische Arbeitsstätte (Alemanha), trabalhando na pesquisa e construção de instrumentos de metal. Dedica-se ao estudo dos fenômenos musicais, sonoros e vibratórios e sua relação com o ser humano e o meio ambiente. Atua como docente em diversas instituições e projetos educacionais no Brasil e há mais de dez anos conduz vivências musicais em projetos de desenvolvimento humano e organizacional para empresas e entidades do terceiro setor.

.

Marcus Vinicius Baptista

Consultor Organizacional e Coach. É administrador de empresas pela FGV-SP especializado em Marketing e Planejamento Estratégico. Possui formação em Career Counseling pela New York University, Aconselhamento Biográfico (Escola Livre de Estudos Biográficos) e Mediação Transformativa de Conflitos (Instituto Familiae), CO-ACTIVE COACHING (The Coaches Institute -USA). Atuou por mais de 20 anos como Executivo nas áreas de marketing e comercial em empresas multinacionais como PepsiCo/Elma Chips, RMB/Bestfoods, Grupo Accor e Unilever. Teve vivência internacional como coordenador de Vendas para a Bestfoods Latin América e coordenador de Customer Management para América Latina pela Unilever Foods. Como Coach atende empresas como: Banco Real, Natura, J&J, Perdigão, WestLB, Serasa, Pfizer, Abbott, ADM, Dreyfus e Real Tóquio Marine. É membro da ICF-International Coaching Federation, da Association for Social Development e do Instituto EcoSocial, onde é Coach do Programa de Formação de Coaches.

.

Maurice Jacoel

Taurino, com ascendente no signo do Caranguejo, estudou e se formou em Filosofia pela USP. Dedicou-se à fotografia documental e à pesquisa. Começou seus estudos de Astrologia, em 1980, na então Escola Júpiter, em São Paulo, e também participou do Curso de Extensão Universitária em Astrologia, da UNESP, ministrado pelo Professor Raul Martinez. Em 1984, começou a trabalhar exclusivamente como astrólogo profissional, através de consultas, assessoria e ensino. Foi criador de um espaço diferenciado de ensino para a astrologia de 1987 a 1992; em São Paulo, chamado Centro de Estudos Girassol. Atuou como professor de Astrologia e Mitologia nas escolas Regulus, Girassol, Delphos, AstroBrasil durante os anos de 1987 a 1998; na cidade de São Paulo. E na escola Plêiades em Brasília de 1999 a 2003. Atualmente dá cursos de Astrologia no CENTRE – Centro de Ensino e Treinamento Especializado em Brasília. Foi fundador do SINABRA – Sindicato dos Astrólogos de Brasília (2002-2003), e presidente da CNA, Central Nacional de Astrologia (2009-2010).

Atualmente trabalha com Astrologia em diversas cidades como: Brasília. São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba, Fortaleza. E atua também como facilitador e professor em Constelações Familiares e Empresariais em parceria com o Instituto Brasileiro de Soluções Sistêmicas de Goiânia – IBSS.

.

Michael Yaari

P1340368“Sou médico antroposófico, médico de família e comunidade, especialista em geriatria e gerontologia, especialista em cuidados paliativos e também terapeuta comunitário.

Hoje trabalho na Fraternidade Clinica (www.fraternidadeclinica.com.br), iniciativa que ajudei a fundar, sou o coordenador clinico do ambulatório da Associação Comunitária Monte Azul, sou médico assistente do Hospital Premier (especializado em cuidados paliativos) e também atendo em Campinas uma vez por semana. Além disso sou um dos diretores da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA) – Regional São Paulo e faço parte da Comissão de Saúde Comunitária da ABMA nacional.”

.

Mila Pires

Formação em Escultura e Terapia Artística. Coordenadora e docente de escultura do TERARTE – Associação de Ensino de Terapia Artística. Terapeuta Artística do Ambulatório da Associação Monte Azul.

.

.

.

Rafael Tavares de Oliveira

Após sua formação em euritmia no Im-pulse Eurythmy – International Eurythmy Studies, participou do Grupo de Palco de Austin, Texas (Austin Eurythmy Ensemble) por nove meses. Em Maio de 2012 voltou para o Brasil e desde então faz parte do Grupo Uníssono, um grupo de Euritmia que tem como objetivo de levar ao público brasileiro um novo olhar sobre a Euritmia e o seu papel no mundo das artes – http://grupounissono.wix.com/br. É também Sócio Administrativo da Empresa Graphium – Editora LTDA. E está iniciando um projeto de Euritmia Artística no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo através do Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade – PROSER.

.

Renato Gomes

Graduado em medicina pela UFRJ em 1986. Estudou Teologia na Freier Hochschule der Christengemeinschaft (Priesterseminar) Stuttgart – Alemanha, de 1987 a 1991(Seminário de Pastores da Comunidade de Cristãos). Ordenado Pastor em 1991. Exerceu o Ministério Pastoral em Munique (1991-1992), Buenos Aires (1992-2002), e atualmente atua como Pastor da Comunidade de Cristãos em Botucatu (2002-2012). Ministra cursos sobre temas teológicos, Medicina e Antroposofia em alguns seminários de formação antroposófica em diferentes cidades.

.
Ricardo Ghelman

Untitled 1

“Sou médico meio carioca-meio paulistano especialista em pediatra, 1987, que se desespecializou como Médico da Família, 1992, Mestre em Morfologia, 1998, Ex-Professor Assistente de Histologia e Embriologia pela USP em 1999, Doutor em Medicina pela Unifesp na área de toxicologia reprodutiva: “Viscum album na prenhez da rata albina”, 2003. Realizei treinamento em fenomenologia de Goethe no Reino Unido de 1997 a 1999 e em 2005 fundamos o Instituto Ciência e Arte. Atualmente coordeno o Núcleo de Medicina Antroposófica do Departamento de Obstetrícia da Unifesp desde 2007 e atuo no consultório atendendo todas as idades com medicina antroposófica de forma integrativa. Estudante de Medicina Antroposófica há 28 anos. Tenho mais três irmãos, um gêmeo, uma mulher roteirista, um golden retriver, e esperamos ter babies em breve. Nasci em 1963.”

.

Rodrigo Ventre

Sócio-Diretor, Coach e Consultor. Experiência internacional em desenvolvimento de pessoas, grupos e organizações, administração, gestão de negócios e finanças. Empresário, participa de conselhos de organizações privadas e do terceiro setor. Formado em Engenharia Civil – Mackenzie-SP, com extensão em Empreendedorismo e Economia Associativa – Goetheanum / L’Aubier – Suíça. Formou-se como Consultor pela Adigo. Possui cursos e estudos em diversas áreas da Antroposofia, do Desenvolvimento Humano e Social, Economia, Finanças, Fases da Vida, Ética, Responsabilidade Social e Filosofia. Cursou a formação em Constelações Familiares. É fundador e diretor da Vitadenarium Consultoria e membro-consultor do Instituto EcoSocial. Atua como coach em planejamento estratégico, desenvolvimento organizacional e humano, gestão e consciência do dinheiro, sustentabilidade, consumo consciente, responsabilidade social, economia associativa, facilitador e intermediador de processos relacionados com compra e venda de empresas e patrimônio, sucessão familiar, herança, investimentos e doações. Seus clientes são indivíduos, famílias e organizações.

.

Ronaldo Perlatto

Médico pela Universidade Federal de Juiz de Fora, 1981, com especialização em medicina antroposófica. Docente dos cursos da ABMA-Associação Brasileira de Medicina Antroposófica. Atuação na diretoria da ABMA Nacional por 10 anos, nos últimos 04 como presidente. Parceiro do Instituto Ecosocial. Diretor da ELEB SP – Escola Livre de Estudos Biográficos – São Paulo.

.

.

.

Tião Moreira

Natural de Tarumirim – MG, Sebastião Oscar Moreira é artesão e construtor de instrumentos musicais de percussão em metal. Foi instrutor do curso “Civilização do Bambu”, um projeto da ONG Bambuzeria Cruzeiro do Sul com sede em Belo Horizonte. Em julho de 2002 deu início ao curso “Oficina Artesanal de Bambu” no Bairro Demétria em Botucatu SP. Ministra a oficina pedagógica “Transformação da Matéria” em vários municípios brasileiros para educadores, jovens e adultos. Instrutor e parceiro de Carlos Alan Lira no “Trabambu” – www.trabambu.com. Idealizador do projeto “Ferraria Sonora” – Despertando o Tom do Ser. Formado em Pedagogia Waldorf, com especialização para o ensino fundamental pelo SEPAPA – Seminário de Pedagogia Waldorf Para Professores Atuantes. Parceiro de Marcelo Petráglia, foi responsável pela produção dos instrumentos musicais “Ouvir Ativo” de 2002 a 2007. Formando em Arte Educação pela Faculdade Claretiana de Rio Claro – SP.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s